Retinoblastoma, entenda o câncer comum nos olhos das crianças.

By | É Bom Saber | No Comments

O que é Retinoblastoma?

Este câncer afeta a retina de um ou ambos os olhos principalmente em crianças até os 5 anos de idade. Um dos sintomas principais é a leucocoria, que causa uma faixa branca na pupila, popularmente conhecida como olho de gato. Esse tumor maligno raro pode se desenvolver de duas formas, mutações em algumas células ou por meio da hereditariedade.

Uma maneira de diagnóstico precoce desse tumor, é através do Teste do Olhinho, um exame de triagem simples, rápido e indolor realizado em bebês recém-nascidos capaz de identificar se há a presença de alguma doença nos olhinhos do bebê, como a retinoblastoma.

Os primeiros sintomas

Os principais e primeiros sintomas do retinoblastoma são a fotofobia, heterocromia, estrabismo, sangramento ocular e vermelhidão.

Em estágios mais avançados da doença, o tumor cresce e a criança pode ter dor nos olhos, dores de cabeça, globos oculares maiores que o normal e perda parcial ou total da visão.

Possíveis tratamentos

Felizmente, esse câncer é curável e na maioria dos casos a principal solução é remover o tumor e salvar a vida da criança, preservando a visão e os olhos do retinoblastoma. Esses processos podem ser feitos através de laser para tumores pequenos, crioterapia para o processo de congelamento e destruição dos tumores, e quimioterapia para reduzir o tamanho desse tumor para evitar que ele se multiplique. Caso, mesmo assim, não haja solução para o problema, será necessário a remoção do globo ocular por meio de cirurgia.

Na Clínica Galdino Campos você conta com oftalmologistas pediatras que estão disponíveis e auxiliam em qualquer tratamento ou diagnóstico.

Fevereiro Roxo e Laranja: mês de conscientização sobre Fibromialgia, doença de Alzheimer, Lúpus e Leucemia.

By | É Bom Saber | No Comments

O mês de fevereiro tem uma campanha especial, alertando sobre as doenças de Fibromialgia, Alzheimer, Lúpus e Leucemia. Essas doenças são difíceis de diagnosticar e não tem cura, porém, com a informação precoce pode auxiliar a manter o controle e ajudar na qualidade de vida.

O fevereiro roxo e laranja traz a conscientização e importância de estar sempre alerta com a saúde, e possíveis sintomas que podem diagnosticar a doença.

Fibromialgia

O principal sintoma da síndrome é a dor crônica em todo o corpo, nos músculos, articulações, tecidos moles e tendões. Também pode causar problemas no sono, depressão e fadiga.

Os sintomas podem ser bem perceptíveis como dor em todo o corpo, fadiga frequente, problemas para dormir, rigidez muscular e problemas de memória e concentração.

Alzheimer

Essa doença é neurodegenerativa e avança de forma progressiva, caracterizada por comprometer a área cognitiva da memória de curto prazo. Com o tempo, os sintomas neuropsiquiátricos podem piorar juntamente com variações no comportamento.

Alguns sintomas são visíveis e podem incluir a falta de memória recente, dificuldade em acompanhar conversas, repetição da mesma pergunta, incapacidade de resolver problemas.

Lúpus

O lúpus pode prejudicar variados órgãos e tecidos, como cérebro, rins, pele e articulações. Por ser uma doença inflamatória e caso não receba a atenção ou cuidados devidos, pode ser fatal.

Os sintomas podem começar com dores nas articulações, fadiga, vermelhidão nas bochechas e ponta do nariz, febre e falta de ar.

Leucemia

A doença tem a característica de acumular células doentes ou uma proliferação descontrolada dessas células malignas nos glóbulos brancos. Quando isso acontece, esse acúmulo de células doentes prejudica a função da medula óssea que produz células sanguíneas normais, substituindo-as e dificultando o potencial que o organismo tem de combater infecções.

Nos estágios iniciais, os sintomas não são tão óbvios e variam dependendo do tipo de leucemia, podendo incluir anemia, dor óssea e nas articulações, fadiga, febre, perda de peso e de apetite, falta de ar e infecções recorrentes.

Infelizmente não é possível, ou ainda não há uma maneira conhecida de prevenir essas doenças. Mas há conselhos que permitem e oferecem uma vida mais saudável, como manter práticas de exercícios estimulantes, exercícios aeróbicos, cuidados com a saúde emocional, evitar o fumo e manter uma boa alimentação. Faça check-ups regulares e aprenda bons hábitos de saúde.