O que é Retinoblastoma?
Este câncer afeta a retina de um ou ambos os olhos principalmente em crianças até os 5 anos de idade. Um dos sintomas principais é a leucocoria, que causa uma faixa branca na pupila, popularmente conhecida como olho de gato. Esse tumor maligno raro pode se desenvolver de duas formas, mutações em algumas células ou por meio da hereditariedade.
Uma maneira de diagnóstico precoce desse tumor, é através do Teste do Olhinho, um exame de triagem simples, rápido e indolor realizado em bebês recém-nascidos capaz de identificar se há a presença de alguma doença nos olhinhos do bebê, como a retinoblastoma.
Os primeiros sintomas
Os principais e primeiros sintomas do retinoblastoma são a fotofobia, heterocromia, estrabismo, sangramento ocular e vermelhidão.
Em estágios mais avançados da doença, o tumor cresce e a criança pode ter dor nos olhos, dores de cabeça, globos oculares maiores que o normal e perda parcial ou total da visão.
Possíveis tratamentos
Felizmente, esse câncer é curável e na maioria dos casos a principal solução é remover o tumor e salvar a vida da criança, preservando a visão e os olhos do retinoblastoma. Esses processos podem ser feitos através de laser para tumores pequenos, crioterapia para o processo de congelamento e destruição dos tumores, e quimioterapia para reduzir o tamanho desse tumor para evitar que ele se multiplique. Caso, mesmo assim, não haja solução para o problema, será necessário a remoção do globo ocular por meio de cirurgia.
Na Clínica Galdino Campos você conta com oftalmologistas pediatras que estão disponíveis e auxiliam em qualquer tratamento ou diagnóstico.