Fevereiro Roxo e Laranja: mês de conscientização sobre Fibromialgia, doença de Alzheimer, Lúpus e Leucemia.

By fevereiro 7, 2022 No Comments

O mês de fevereiro tem uma campanha especial, alertando sobre as doenças de Fibromialgia, Alzheimer, Lúpus e Leucemia. Essas doenças são difíceis de diagnosticar e não tem cura, porém, com a informação precoce pode auxiliar a manter o controle e ajudar na qualidade de vida.

O fevereiro roxo e laranja traz a conscientização e importância de estar sempre alerta com a saúde, e possíveis sintomas que podem diagnosticar a doença.

Fibromialgia

O principal sintoma da síndrome é a dor crônica em todo o corpo, nos músculos, articulações, tecidos moles e tendões. Também pode causar problemas no sono, depressão e fadiga.

Os sintomas podem ser bem perceptíveis como dor em todo o corpo, fadiga frequente, problemas para dormir, rigidez muscular e problemas de memória e concentração.

Alzheimer

Essa doença é neurodegenerativa e avança de forma progressiva, caracterizada por comprometer a área cognitiva da memória de curto prazo. Com o tempo, os sintomas neuropsiquiátricos podem piorar juntamente com variações no comportamento.

Alguns sintomas são visíveis e podem incluir a falta de memória recente, dificuldade em acompanhar conversas, repetição da mesma pergunta, incapacidade de resolver problemas.

Lúpus

O lúpus pode prejudicar variados órgãos e tecidos, como cérebro, rins, pele e articulações. Por ser uma doença inflamatória e caso não receba a atenção ou cuidados devidos, pode ser fatal.

Os sintomas podem começar com dores nas articulações, fadiga, vermelhidão nas bochechas e ponta do nariz, febre e falta de ar.

Leucemia

A doença tem a característica de acumular células doentes ou uma proliferação descontrolada dessas células malignas nos glóbulos brancos. Quando isso acontece, esse acúmulo de células doentes prejudica a função da medula óssea que produz células sanguíneas normais, substituindo-as e dificultando o potencial que o organismo tem de combater infecções.

Nos estágios iniciais, os sintomas não são tão óbvios e variam dependendo do tipo de leucemia, podendo incluir anemia, dor óssea e nas articulações, fadiga, febre, perda de peso e de apetite, falta de ar e infecções recorrentes.

Infelizmente não é possível, ou ainda não há uma maneira conhecida de prevenir essas doenças. Mas há conselhos que permitem e oferecem uma vida mais saudável, como manter práticas de exercícios estimulantes, exercícios aeróbicos, cuidados com a saúde emocional, evitar o fumo e manter uma boa alimentação. Faça check-ups regulares e aprenda bons hábitos de saúde.