Saiba como funciona a radiografia e quais são seus benefícios e recomendações – ela vai muito além das fraturas ósseas.
O raio-x, também conhecido como radiografia, é um exame de imagem não invasivo que utiliza baixas doses de radiação para detectar rapidamente alterações na estrutura de ossos e órgãos.
Por ser barato, rápido e útil na investigação de diversas doenças, é amplamente utilizado, por exemplo, nas unidades de emergência e terapia intensiva de hospitais de todo o país.
Qual é o objetivo do raio -x?
Ao utilizar um raio -x, o teste procura fraturas nos ossos e também pode ajudar a identificar doenças como pneumonia. No entanto, existem outras indicações, como a avaliação de doenças graves na região do abdômen, inflamações por infecções e comprometimento de vasos pulmonares e aéreos.
Os dentistas também usam a radiografia odontológica para ver como estão os dentes e suas raízes. Os princípios do raio -x também são usados em mamografia, angiografia digital e cateterismo, mas apenas para examinar o estado das mamas no primeiro teste e o estado dos vasos sanguíneos nos outros dois.
Por exemplo, um osso denso bloqueará a maior parte da radiação. Como resultado, ele será lembrado como um ” sombra” escura na foto. Quanto mais escura a cor, mais densa a textura.
A “fotografia” é completada em segundos, e as imagens bidimensionais são reveladas em uma chapa minutos depois.
Os resultados
Os médicos procuram anormalidades na densidade das estruturas do corpo. No caso de osso quebrado, a fratura permite a passagem de radiação, e a área machucada é sinalizada na chapa como um corte escuro. Mas preste atenção: em muitos casos, apenas os olhos treinados de um profissional conseguem perceber essas fissuras.
Quando se trata de órgãos que deveriam estar mais escondidos devido à sua menor densidade, como pulmões e intestinos, a busca é por partes óbvias que não deveriam estar ali.
Vale ressaltar que, no mundo de hoje, o raio-x é frequentemente visto como nada mais do que um teste de triagem. Ou, dito de outra forma, ele levanta uma suspeita que deve ser investigada com métodos diagnósticos mais sensíveis e específicos.
Precauções e contraindicações
Para evitar a degradação da qualidade da imagem, o paciente não pode usar metal, plástico, madeira ou vidro na área a ser examinada. Eles obstruem a passagem da luz.
A radiação emitida pelos aparelhos – principalmente os mais sofisticados – é segura, desde que a pessoa não fique exposta a raios X o tempo todo.
A radiação em excesso pode causar câncer, embora isso só aconteça com doses altas e repetidas.
Indivíduos submetidos a exames devem usar protetor de chumbo colete, que bloqueia os raios X – a menos que seja avaliado o tórax ou o abdome.
O uso do raio-x não é recomendado para gestantes.
Periodicidade
É solicitado conforme a necessidade e suspeita médica.
Está precisando realizar um raio-x?
Conte com a Clínica Galdino Campos!