1- O que é Hipertiroidismo?
O Hipertiroidismo é caracterizado pelo excesso dos hormônios T3 e T4 circulantes no organismo.

2- Como ocorre o Hipertiroidismo? É hereditário?
Na grande maioria dos casos, existe uma doença autoimune, onde a pessoa acometida produz anticorpos que estimulam a tireoide excessivamente, fazendo com que ela aumente a produção dos seus hormônios T3 e T4. Nestes casos há um componente genético, sendo do tipo hereditário e crônico. Pode ser também por liberação excessiva de T3 e/ou T4 em nódulos formados na tireóide ou induzida por medicamentos ou por processos inflamatórios.

3- Quais são os sintomas mais comuns?
Transpiração, ansiedade e irritabilidade excessivas, aumento da frequência cardíaca, agitação, tremores nas mãos, insônia, emagrecimento, queda de cabelo e evacuações mais frequentes. Em alguns casos os olhos são acometidos e podem ficar aumentados, avermelhados e ressecados.

4- É mais frequente na mulher ou no homem e em qual faixa etária?
O hipertireoidismo é raro na infância e adolescência. Afeta até 2% da população adulta com maior frequência nas mulheres, principalmente na 4ª década de vida.

5- Como é feito o diagnóstico?
Além de uma boa investigação clínica, devem ser solicitados exames no sangue com os hormônios tireoidianos T3 e T4, o TSH e os anticorpos que atingem a tireóide. A ultrassonografia da glândula também deverá ser solicitada.

6- O que é DOENÇA DE GRAVES?
A Doença de Graves é a principal causa do hipertireoidismo, e ela se caracteriza pela presença de anticorpos contra a glândula tireóide, estimulando-a produzir excessivamente os hormônios T3 e T4.

7- Quais os sintomas da DOENÇA DE GRAVES?
Os mesmos do hipertireoidismo, mas com a presença de bócio e oftalmopatia.

8- O HIPERTIROIDISMO pode afetar a gravidez ou a fertilidade feminina?
Sim, os ciclos menstruais ficam irregulares, podendo comprometer a ovulação ou o implante do óvulo fecundado. Ocorrem também mais abortos. O hipertireoidismo também pode ocorrer no período pós parto, por processo inflamatório.

9- A Tireóide aumenta de tamanho no HIPERTIROIDISMO?
Na grande maioria dos casos, sim.

10- Tem cura?
Sim, mas depende da causa. No caso da Doença de Graves, que é crônica, pode ocorrer uma remissão.

11- Qual especialidade deve acompanhar o paciente?
O paciente deve se consultar com um endocrinologista, que é a especialidade de referência para tratar esta doença.

Dra. Glaucia Moraes
Endocrinologista