Exercícios diários podem ajudar a reduzir o risco de Alzheimer e o Câncer

By março 15, 2022 No Comments

Sem dúvidas, os exercícios físicos melhoram o bem-estar geral e a saúde, além de melhorar a circulação sanguínea e as condições do coração e dos pulmões.

Essa prática pode ajudar a elevar o humor, fortalecer músculos e aumentar a resistência.

Atualmente, os pesquisadores estão em busca de novas atividades que possam reduzir os riscos de grandes doenças, como câncer e Alzheimer. “Se o exercício pudesse ser engarrafado e vendido na forma de pílula, seria o medicamento mais amplamente prescrito no mundo pelos inúmeros benefícios à saúde física e mental”, disse Todd Buckingham, PhD, fisiologista do exercício Mary Free Bed Sports Rehabilitation & Performance Laboratório em Wyoming, Michigan.

“Alguns mecanismos por trás do motivo pelo qual a atividade física auxilia na redução do câncer são as mudanças fisiológicas positivas no corpo. Isso inclui perda de peso, tornando o coração mais forte, fazendo com que as artérias se dilatam mais rapidamente, permitindo um melhor fluxo sanguíneo através do corpo e reduzindo o colesterol LDL ‘ruim’ enquanto aumenta o colesterol HDL ‘bom’ ”, disse Buckingham

“O Alzheimer ocorre devido a um aumento do estado oxidativo no cérebro e estudos têm mostrado que a atividade física é importante para células e tecidos resistirem ao estresse oxidativo”, disse o Dr. Santoshi Billakota, neurologista, epileptologista e professor assistente clínico do Departamento de Neurologia da NYU Grossman School of Medicine.

Os exercícios também aumentam a oxigenação e o fluxo sanguíneo, resultando em melhora da memória, neurogênese e plasticidade cerebral. Outro benefício é a prevenção e progressão de demências, incluindo a doença de Alzheimer.

Alzheimer

Esse estudo mostrou que mesmo em pessoas com mais de 80 anos, atividades físicas ou exercícios físicos diários, podem reduzir o risco de declínio cognitivo e a doença de Alzheimer. Os idosos que não são capazes de fazer exercícios podem se beneficiar com um estilo de vida mais ativo, com outras atividades como cozinhar, lavar pratos e até fazer limpeza.

Foram estudados 716 idosos voluntários sem demência e com idade média de 82 anos, utilizando um dispositivo chamado actigráfico que monitora a atividade pelo pulso durante dez dias. Os participantes também realizaram testes cognitivos para medir a atividade da memória e habilidades de pensamento.

O estudo descobriu que as pessoas que não faziam mais do que 10% de atividades físicas tinham mais que o dobro da probabilidade de desenvolver Alzheimer durante 3,5 anos de acompanhamento. Outros 71 participantes desenvolveram Alzheimer e tinham três vezes mais chances de a doença progredir do que as pessoas que praticam atividades físicas.

Pessoas que têm a idade avançada podem evitar a doença praticando atividades moderadas, de baixo custo, acessíveis e livres de efeitos colaterais como jogo de cartas ou jogo da memória.

Câncer

Há muitas evidências que mostram o quanto exercícios físicos impactam beneficamente na saúde, principalmente no combate ao câncer. Em muitas pesquisas anteriores, a atividade física mudou o sistema imunológico, capacitando-o a lutar contra o crescimento de tumores.

Atividades diárias podem aumentar células do sistema imunológico e os níveis de substâncias anti inflamatórias, reduzindo a chance de crescimento das células cancerígenas.

Em 2016, o JAMA Internal Medicine concluiu que,  se nos tornarmos ativos, a incidência da doença cairia em 69%, reduzindo a chance de desenvolver 13 tipos de câncer, entre eles, câncer de mama, bexiga, sangue e reto.

Se cada um de nós puder acomodar na rotina pelo menos 45 minutos de exercícios simples, como caminhadas, poderíamos reduzir nossas chances de desenvolver muitos tipos de doenças.

Mantenha sempre seus exames em dia e faça seu check-up anual.

A Clínica Galdino Campos tem prazer em cuidar de você e da sua família.

Autora: Eileen Bailey / Fonte: HealthLine.