É Bom Saber

Covid-19: tudo que você ainda precisa saber

By janeiro 27, 2020 No Comments

Em 2019 a pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, estampou as capas de jornais em todo o mundo. O coronavírus, um tipo de germe já conhecido pela medicina, surgiu com uma mutação que o tornou mais contagioso e mais severo.Com a pandemia de covid-19 próxima de sua terceira onda no Brasil, é importante evitar as fake news e, pensando nisso, decidimos criar esse artigo com as principais perguntas e respostas sobre o vírus, sua transmissão e prevenção. Confira abaixo algumas orientações:

O que é o coronavírus (Sars-CoV2)?

Trata-se de uma nova variante do coronavírus, denominada Sars-CoV2, até então não identificada em humanos. Até o aparecimento do Sars-CoV2, existiam apenas seis cepas conhecidas capazes de infectar humanos, incluindo o SARS-CoV e MERS-CoV, que já foram responsáveis por epidemias anteriormente.

Qual a origem do surto?

A origem do surto, segundo a OMS, foi provavelmente a cidade de Wuhan, na China. Acredita-se que a fonte primária do vírus seja em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade e, após vasta análise do material genético do coronavírus, foi descartada a possibilidade de que o germe tenha sido modificado em laboratório.

Há transmissão sustentada do novo coronavírus?

Sim, o coronavírus possui transmissão sustentada em todos os continentes, sendo facilmente transmitido entre humanos por aerossóis, ou seja, gotículas de muco ou saliva que se dissipam no ar enquanto falamos, respiramos, rimos, espirramos, tossimos etc. 

Como ocorre o contágio e qual é a gravidade do novo coronavírus?

O Sars-CoV-2 é um vírus de transmissão preferencialmente aérea, altamente contagioso, podendo também ser transmitido (embora em menor frequência) por superfícies contaminadas. A doença causada pela contaminação, chamada de covid-19, é especialmente perigosa para pessoas do grupo de risco (idosos, diabéticos, doentes cardíacos ou pulmonares, gestantes e puérperas); a doença é sistêmica e, embora tenha preferência por atacar os pulmões, pode acometer diversos órgãos simultaneamente, podendo levar à morte em poucos dias com a queda de oxigenação e queda da atividade de diversos órgãos.

Existe tratamento para covid-19?

O tratamento reconhecidamente eficaz para covid-19 envolve suavizar sintomas, como febre, dores e conter a baixa saturação de oxigênio. Em casos graves, pode ser necessário utilizar respiração mecânica (entubação) e hemodiálise, além de oxigenação por membrana extracorpórea em casos onde o pulmão não é mais capaz de oxigenar o sangue.

Ainda não há remédios comprovados capazes de evitar ou de eliminar a doença.

Existe vacina para a covid-19?

Sim, há vacina e até o momento é a única forma de evitar casos graves da doença. No Brasil a vacina é aplicada pelo Sistema Único de Saúde, com comercialização proibida e possui estratégias diferentes entre os diversos fabricantes, variando a quantidade de doses e o tempo entre doses para a completa imunização.