É Bom Saber

Pedras nos rins: entenda como elas se formam e como evitá-las

By março 23, 2022 No Comments

Os rins funcionam como grandes filtros para o sangue. Além de transformar a água em urina, também retêm ácidos úricos e cálcio. Quando há substâncias em grandes quantidades de líquido para dissolvê-las, podem aparecer cristais que incham e se tornam pedras, de tamanhos que podem variar.  

As pedras causam dores intensas e requerem atenção médica imediata. 

Infelizmente, essas pedras depois de formadas podem causar dores fortes por bloquearem o sistema urinário. Quando essas pedras passam pelo ureter, um canal estreito que leva a urina diretamente para a bexiga, pode haver dor intensa.

Antes de passar por essa situação, entenda e evite todos os fatores que podem causar as pedras nos rins, como:

  1. Genética: dependendo do seu histórico familiar, os fatores genéticos podem gerar uma grande chance de desenvolver a doença;
  2. Pouca ingestão de líquidos: pessoas que não tem o costume e acabam ingerindo pouca água podem ter mais propensão de gerar as pedras; 
  3. Hábitos alimentares: se você mantém uma dieta rica em sódio, refrigerantes, alimentos industrializados ou com muito cálcio pode sofrer a formação de cálculos.
  4. Outras doenças: o uso frequente de medicamentos diuréticos, obesidade, inflamações gastrointestinais, cirurgias e diarréias crônicas aumentam as chances de formação de pedras. 

Sintomas comuns:

Se as pedras estiverem circulando dentro do rim, você não sentirá dor ou incômodo. O problema só poderá ser diagnosticado por exame de imagem ou urina. Mas se as pedras cruzarem o fluxo da urina os sintomas comuns são: 

  • Ardência na hora de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Dor frequente nas costas;
  • Cólicas;
  • Vontade de urinar sem necessidade de expelir líquidos;
  • Náuseas.

As melhores maneiras de evitar pedras nos rins

Há diversos hábitos que podem ajudar o corpo a evitar o mal das condições dolorosas da doença. Verifique as três recomendações que evitam a formação de cálculos renais:  

  • Ingira líquidos

A correria do dia a dia pode muitas vezes tirar o foco das necessidades básicas do corpo. Preste atenção em quantos litros de água você toma por dia. 

Se você não tem o costume de beber água, um copo de suco de laranja ou de limão por dia também pode ajudar. Aproveite as horas de exercício para se hidratar! É um mito que as pessoas com pedras no rins não podem levantar peso ou se exercitar. Pelo contrário, o exercício ajuda a melhorar significativamente a doença renal. 

  • Evite consumir muita proteína

Consumir muita proteína é um risco em potencial para o desenvolvimento de cálculos renais. Dietas ricas em proteínas podem sobrecarregar a taxa de filtração do órgão e aumentam a acidez da urina, produzindo excrementos de cálcio. Devido o sal ser rico em sódio, reduza a quantidade nas suas refeições.  

Consulte um nutricionista. A Clínica Galdino Campos tem profissionais especializados para ajudar a evitar essas complicações. Você será orientado sobre  a quantidade ideal de proteína que sua dieta precisa ter.  Saiba também se seu corpo tem água suficiente para o funcionamento correto dos órgãos e previna essa doença. 

Leave a Reply