É Bom Saber

É Bom Saber: Síndrome do Coração de Atleta

By outubro 21, 2019 No Comments

Ter uma vida longa e saudável depende de alguns fatores importantes, como cuidados com a alimentação, o bem estar e, principalmente, com o coração. Quem pratica atividades físicas regulares, percebe os benefícios da prática e, naturalmente, com o tempo alguns podem adquirir um gosto por exercícios de alto desempenho, como corrida e ciclismo. 

Pessoas que praticam atividades físicas com intensidade elevada e com frequência tendem a sentir mais os impactos que a prática de exercícios pode proporcionar, como o aumento do coração. Pode parecer preocupante, mas esse reajuste nas dimensões padrões do órgão é apenas uma adaptação natural do coração à realidade da prática esportiva. 

A essa modificação chamamos Bradicardia ou Síndrome do Coração de Atleta, que não é propriamente uma doença, mas uma série de alterações no funcionamento do órgão, como em seu tamanho e estrutura. Algumas dessas alterações são o aumento das câmaras internas e da espessura dos ventrículos, o que diminui a frequência cardíaca, como resultado do aumento da eficiência do coração.

A Bradicardia é o fenômeno que indica uma anomalia na frequência cardíaca, resultado da prática intensa de exercícios, onde os batimentos cardíacos podem aparecer em frequências menores do que 60 batimentos por minuto, o que para uma pessoa sedentária é um indicador de disfunções perigosas e ineficiência cardíaca, mas em um atleta, pode significar apenas o aumento do desempenho cardíaco em repouso. 

Na maior parte dos diagnósticos, nenhum tratamento é necessário, porque a síndrome é um quadro inofensivo para o paciente; entretanto, quem pratica atividades físicas de qualquer natureza, em especial as aeróbicas de alto desempenho, precisa fazer o acompanhamento permanentemente com um médico cardiologista, a fim de diagnosticar e prevenir outras patologias que possam surgir com o tempo.

Se você vai começar a praticar atividades físicas regulares, é fundamental passar por diagnóstico de um cardiologista antes de ingressar em uma academia ou grupo de exercícios.

Agende a sua consulta hoje mesmo.

Fonte: Portal São Francisco