É Bom Saber

Sobre TDAH

By março 13, 2019 No Comments

Conheça o TDAH e como ele afeta a qualidade de vida dos portadores.

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, também conhecido como TDAH, é um problema que atinge principalmente as crianças e os adolescentes, sendo fortemente prejudicial para o desenvolvimento intelectual e emocional dos portadores. O distúrbio acomete cerca de 5% das crianças, gerando forte preocupação entre os pais.
Veja a seguir algumas perguntas comuns que fazemos quando nos deparamos com o diagnóstico do transtorno.

O que é TDAH?
O TDAH, conhecido como Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, ou somente hiperatividade é um distúrbio neurobiológico e comportamental que se caracteriza, de forma geral, por quadros de ansiedade, desatenção e incapacidade de focar em processos lógicos simples, ações reativas e impulsivas, excessos (inclusive alimentares). Essas sintomas reunidos são fortes indicadores que serão analisados pelo neuropsiquiatra ou psicólogo
para realizar o diagnóstico.

Como é o tratamento?
O TDAH é um problema de cunho neurobiológico, o que torna fundamental o trabalho conjunto de um psiquiatra e um psicólogo, que irão tratar o paciente em duas frentes: com remédios de controle da atenção e com terapia complementar, que ajudará o paciente a se sentir melhor com a sua condição e ansiedade. Outros métodos não conservadores podem ser aliados para melhorar os quadros de ansiedade.

Quais são os primeiros sintomas que os pais podem observar?
Os primeiros sintomas são ansiedade, sensação de inferioridade e desatenção constante para processos simples; entretanto, geralmente não são observados primeiro pelos pais, mas pelos professores. Como o principal sintoma se manifestará nas avaliações escolares e comportamentais, o professor percebe que há dificuldade do aluno em se concentrar, sinalizando para os pais. É desta forma que a maior parte dos portadores do transtorno chegam aos consultórios.