É Bom Saber

Saiba mais sobre o teste do olhinho e a importância dele para o seu bebê

By dezembro 10, 2018 No Comments

Todo nascimento é um momento de grande felicidade para a família e amigos, sendo muito comum que os pais tirem fotos dos recém-nascidos em seus primeiros movimentos, sorrisos e em cada etapa de desenvolvimento neonatal. Mas, você sabia que um ato simples, como o de fotografar o bebê, pode fazer toda a diferença no diagnóstico de várias doenças oftalmológicas? O teste do olhinho, como é amplamente conhecido, já se tornou procedimento neonatal de praxe e é indispensável durante a primeira etapa do seu bebê. Para falar mais a respeito desse teste simples, rápido e indolor, convidamos o nosso oftalmologista Dr. Felipe Galdino. Confira:

Qual é a importância do teste do olhinho?
O teste do olhinho, ou do reflexo vermelho, ainda não é uma obrigatoriedade, entretanto, as principais maternidades do Brasil já adotaram essa rotina já ao nascimento e incluíram esse simples exame no protocolo de nascimento do bebê. Com esse teste, indolor e de fácil realização, o médico pediatra pode examinar o olho do bebê descartando doenças como, a catarata congênita e o retinoblastoma, duas doenças altamente incapacitante e que podem deixar o bebê com baixa visual importante.

Quando é recomendado realizar o teste do olhinho?
A recomendação é que seja realizado ao nascimento, dentro da sala de parto, junto com todos os outros exames que serão realizado no bebê ao nascimento. A sociedade de oftalmo pediatria ainda recomenda que seja feito exames semestrais até o segundo ano de vida.

Quais são as principais doenças que podem ser diagnosticadas a partir do teste do olhinho?
A Catarata congênita – opacificação parcial ou completa do cristalino, estrutura responsável pelo foco das imagens. O não diagnóstico desta doença pode prejudicar o correto desenvolvimento do olho o que leva a uma baixa visual irreversível se não tratado a tempo. O retinoblastoma – esse é talvez o maior desafio pois, diagnósticos precoces favorecem um tratamento com boa resposta.

Qual é o sinal de que há algo errado com a criança ou recém-nascido?
O reflexo vermelho nada mais é do que a luz refletida na retina do bebê e que, está normal quando volta de forma simétrica e de coloração alaranjada ou esbranquiçada. O que não pode acontecer é ter um olho refletindo laranja e outro sem reflexo ou até de outra cor, isso indica que algo pode estar errado e que precisa ser avaliado por um especialista.

O que fazer ao identificar alterações nas fotos dos olhos de crianças e recém-nascidos?
O primeiro passo é observar se todas as fotos aparecem com o mesmo reflexo assimétrico. O bebê, até os 6 meses de idade, tem dificuldade de centralizar adequadamente e isso pode causar pequenos desvios dando a impressão de que o reflexo está alterado. Procure um oftalmologista. Leve as fotos. Tire várias fotos com flash. Não perca tempo, na dúvida sempre é melhor visitar um oftalmologista. olhos de crianças e recém-nascidos?

Na Clínica Galdino Campos você tem acompanhamento oftalmológico para o seu bebê e para toda a família. Marque sua consulta através do telefone (21) 2548-9966 ou pelo whatsapp, no link http://bit.ly/WhatsappClinica ou número (21) 97195-8431.

OFTALMOLOGISTA
Dr. Felipe Galdino M. Campos
CRM 52.81148-3
Av. Nossa Sra. de Copacabana, 492 – Copacabana
Tel: (21) 2548-9966