Catarata: o que você precisa saber sobre a doença que mais cega no mundo

By fevereiro 20, 2019 No Comments

A catarata é uma doença que atinge o cristalino dos olhos, caracterizando-se, principalmente, pelo surgimento de uma mancha esbranquiçada que avança sobre os olhos. A doença é bastante comum e é a principal causa de cegueira reversível no mundo, sendo possível tratar cirurgicamente o problema. Fizemos algumas perguntas ao nosso oftalmologista Dr. Felipe Galdino, que falou mais a respeito da doença.

1- O que é Catarata?
Catarata é a opacificação do cristalino. O cristalino é uma “lente” natural que fica atrás da íris (parte colorida do olho) que tem a finalidade de focar as imagens. Com o passar dos anos essa lente vai perdendo a transparência, ficando amarelada e dificultando a entrada da luz e a formação da imagem na mácula. Esse processo é natural e está relacionado, na maioria das vezes, com a idade do paciente. Se você tem 60 anos ou mais, provavelmente escutará de seu oftalmologista, que você já tem algum grau de catarata.

2- Catarata pode cegar?
A catarata é considerada a primeira causa de cegueira REVERSÍVEL no mundo. Por ser um bloqueio a entrada de luz, a formação da imagem fica comprometida e por isso ocorre uma baixa visual progressiva até o ponto de não ser possível distinguir nenhuma letra, ler jornais ou até mesmo, ver televisão. Mas calma, como eu disse, é reversível. A retirada da catarata e o implante de uma lente transparente no lugar do cristalino opacificado faz com que a visão seja restituída.

3- Qual é a principal causa da Catarata?
A idade sem dúvida é a causa mais prevalente. O processo se inicia desde que nascemos e vai começar a ser sintomático por volta dos 60 anos. Outras causas são as ocasionadas por traumatismo, cirurgias de retina, infecções, doenças inflamatórias e congênitas.

4- Como é realizado o tratamento?
Até o presente momento não há nenhuma comprovação científica de medicamentos ou exercícios para tratar, curar ou evitar o surgimento da catarata. O tratamento é basicamente cirúrgico. Por duas incisões pequenas se retira a catarata e implanta a lente intra ocular. É uma cirurgia rápida, segura, indolor e de recuperação rápida.