TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

1 - O que é o Transtorno Obsessivo Compulsivo?
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um transtorno comum, crônico e duradouro. É caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. O TOC é considerado uma doença mental grave. Ela está entre as dez maiores causas de incapacitação, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que cerca de 4 milhões de brasileiros sofram com a doença. Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados como intrusivos e indesejados. Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais em que um indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente.

2 - Qual é a explicação para o TOC?
As causas do TOC são desconhecidas, mas os fatores de risco incluem tendências genéticas e influências do meio ambiente.

3 - Como é possível detectar os pacientes com TOC no atendimento médico?
Pessoas com TOC podem ter sintomas de obsessões, compulsões ou ambos. Esses sintomas podem interferir em todos os aspectos da vida, como trabalho, escola e relacionamentos pessoais. Os sintomas do TOC envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”, obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Portadores da doença sofrem de muitos medos, como por exemplo o de contrair doenças ou cometer alguma falha. Em virtude desses medos, evitam as situações que possam provocá-los, possuindo um comportamento chamado de evitação. As evitações, embora não específicas do TOC, são, em grande parte, as responsáveis pelas limitações que o transtorno acarreta.

4 - Quais os sinais e sintomas?
Obsessões são pensamentos repetidos, impulsos ou imagens mentais que causam ansiedade. Os sintomas comuns incluem: Medo de germes ou contaminação, lavando as mãos excessivamente. Preocupar-se excessivamente com limpeza. Revisar diversas vezes portas, janelas, gás ou o ferro de passar roupas antes de sair de casa ou dormir. Pensamentos proibidos ou indesejados envolvendo sexo, religião e danos. Pensamentos agressivos em relação aos outros ou a si próprio. Ter coisas simétricas ou em uma ordem perfeita. Compulsões são comportamentos repetitivos que uma pessoa com TOC sente o desejo de fazer em resposta a um pensamento obsessivo. As compulsões comuns incluem: Limpeza excessiva e / ou lavagem das mãos. Ordenação e organização das coisas de uma maneira específica e precisa. Repetidamente verificar as coisas, tais como verificar repetidamente para ver se a porta está bloqueada ou que o forno está desligado. Contagem Compulsiva. Nem todos os rituais ou hábitos são compulsões. Todo mundo verifica as coisas às vezes. Mas uma pessoa com TOC geralmente: Não pode controlar seus pensamentos ou comportamentos, mesmo quando esses pensamentos ou comportamentos são reconhecidos como excessivos. Gasta pelo menos 1 hora por dia nesses pensamentos ou comportamentos. Não obtém prazer ao realizar os comportamentos ou rituais, mas pode sentir breve alívio da ansiedade que os pensamentos causam. Experimenta problemas significativos em sua vida diária devido a esses pensamentos ou comportamentos. Os sintomas podem vir e ir, aliviar ao longo do tempo, ou piorar. As pessoas com TOC podem tentar ajudar a si mesmas, evitando situações que desencadeiam suas obsessões, ou podem usar álcool ou drogas para se acalmarem. Embora a maioria dos adultos com TOC reconheça que o que eles estão fazendo não faz sentido, alguns adultos e a maioria das crianças não percebem que seu comportamento está fora do comum. Pais ou professores tipicamente reconhecem sintomas de TOC em crianças. Se você acha que tem TOC, fale com seu médico sobre seus sintomas. Se não tratado, o TOC pode interferir em todos os aspectos da vida.

5 - Quais são os fatores de risco?
Os fatores de risco incluem tendências genéticas e influências do meio ambiente. Estudos têm mostrado que as pessoas com parentes de primeiro grau (como um pai, irmão ou criança) que têm o transtorno estão em maior risco de desenvolver TOC próprios. O risco é maior se o familiar de primeiro grau desenvolveu TOC como uma criança ou adolescente. Pesquisas em andamento continuam a explorar a conexão entre genética e TOC e podem ajudar a melhorar o diagnóstico e tratamento do TOC. Pessoas que sofreram abuso (físico ou sexual) na infância ou outro trauma tem um risco maior de desenvolver TOC. Em alguns casos, as crianças podem desenvolver sintomas de TOC após uma infecção estreptocócica – isso é chamado Distúrbios Neuropsiquiátricos Auto-Imunes Pediátricos Associados a Infecções Estreptocócicas (PANDAS).

6 - Como funciona o transtorno?
Estudos de imagem têm mostrado diferenças no córtex frontal e estruturas subcorticais do cérebro em pacientes com TOC. Parece haver uma conexão entre os sintomas de TOC e anormalidades em certas áreas do cérebro, mas essa conexão não é clara. A investigação está ainda em curso. Compreender as causas ajudará a determinar tratamentos específicos e personalizados para tratar o TOC.

7 - As pessoas que sofrem de Transtornos Obsessivos Compulsivos, em sua maioria, são conscientes do caráter anormal de seu comportamento?
As pessoas que sofrem de TOC nem sempre são conscientes do caráter anormal de seu comportamento. Embora a maioria dos adultos com TOC reconheça que o que eles estão fazendo não faz sentido, alguns adultos e a maioria das crianças não percebem que seu comportamento está fora do comum.

8 - O TOC se manifesta sempre da mesma maneira?
Não. O TOC possui diferentes tipos de manifestações, e um paciente com TOC apresenta alterações dos sinais e sintomas ao longo do tempo. Os sintomas podem vir e ir, aliviar ao longo do tempo, ou piorar. As pessoas com TOC podem tentar ajudar a si mesmas, evitando situações que desencadeiam suas obsessões, ou podem usar álcool ou drogas para se acalmarem.

9 - Qual é a duração normal do tratamento?
A duração depende da qualidade do tratamento e adesão ao tratamento pelo paciente. O tratamento mais eficaz depende da combinação de medicação e psicoterapia direcionada para o transtorno do paciente. Às vezes, as pessoas com TOC também têm outros distúrbios mentais, como ansiedade ou depressão. É importante considerar esses outros distúrbios ao tomar decisões sobre o tratamento. Consulte um psiquiatra para a decisão do tratamento específico para cada tipo de paciente.

10 - Se o Transtorno Obsessivo Compulsivo é considerado uma doença, o mesmo tem cura?
O TOC pode ter cura, quando tratado adequadamente. Por isso, procure um médico psiquiatra, em caso de suspeitas.

Dra. Mariana Zaramela Lopes
Psiquiatra