O que é fácil para uns, pode ser extremamente difícil para outros. Quando o assunto é emagrecimento, é fato que a maioria das pessoas não consegue alcançar os resultados. Mas você sabia que nem sempre o fracasso na dieta significa indisciplina?

Confira essa entrevista com a Dra. Glaucia Moraes, endocrinologista da Clínica Galdino Campos, especializada em emagrecimento e diabetes:

Por que há pessoas que não conseguem emagrecer com dietas restritivas?
Há pessoas que têm o metabolismo muito lento e, mesmo em dietas restritivas, perdem muito pouco peso. Estas pessoas não têm resultados satisfatórios e entram num ciclo chamado “efeito ioiô”, pois voltam a comer exageradamente e acabam aumentando o peso.

É possível emagrecer sem deixar de comer doces?
É melhor evitar os doces em períodos de dieta, mesmo que seja para manter o peso , pois eles contém muitas calorias.

Ciclo menstrual pode influenciar no emagrecimento?
Não é verdade. A mulher pode perder gordura corporal em qualquer fase do ciclo menstrual, as diferenças do peso corporal em relação a fase do ciclo estão associadas a retenção de líquido e, por isso, podem estar mais pesadas. Dietas erradas, sem acompanhamento médico, podem contribuir para doenças como: anemia, baixa imunidade, alterações dos lipídios, distúrbios gastrointestinais, alterações hormonais e deficiências vitamínicominerais.

Como um endocrinologista pode ajudar no emagrecimento?
O endocrinologista vai fazer a avaliação metabólica e hormonal do paciente e orientar o uso de medicamentos necessários para uma perda de peso saudável.

As dietas de fatores sanguíneos realmente funcionam?
Dietas que correlacionam o tipo sanguíneo do indivíduo com determinados grupos de alimentos permitidos não tem nenhum embasamento científico.

Venha emagrecer com saúde na Clínica Galdino Campos!
Agende sua consulta.

Dra. Glaucia Moraes
Endocrinologista
Av. Nossa Sra. de Copacabana, 492 – Copacabana
Tel: (21) 2548-9966