É Bom Saber

5 motivos para proteger seus olhos no verão!

By outubro 30, 2018 No Comments

Com a chegada do verão, é comum que as pessoas se preocupem mais com a saúde, e como os dias de sol e calor são um convite para a prática regular de exercícios e relaxamento, é importante proteger muito mais doque a pele. Em uma rotina corrida, muitas vezes, esquecemos de proteger nossos olhos. O nosso oftalmologista, Dr. Felipe Galdino, explica porque devemos redobrar a atenção nessa época do ano.

O verão pode ser mais agressivo para os olhos do que outras estações?
Sim, no verão, além da temperatura elevada, há aumento da irradiação uva e uvb. A lágrima também evapora mais rapidamente e a piscada agride mais os olhos, por conta do atrito. Pessoas que ficam expostas por longos períodos ao sol, costumam ter ardência ao final do dia e precisam tomar algumas precauções, como a hidratação tópica.

Como podemos melhorar a proteção dos olhos nesse período?
Óculos escuros de qualidade e lágrimas artificiais são um bom recurso para se proteger durante o verão. Os óculos têm a capacidade de filtrar os raios nocivos, enquanto que as lágrimas têm como finalidade manter a estrutura do filme lacrimal e proteger a córnea.

Esses cuidados com os olhos só precisam ser tomados ao longo do verão?
Os cuidados com os olhos devem ser tomados sempre. Cada estação do ano tem suas peculiaridades e os cuidados devem ser sempre visando a defesa do olho e o bem estar da pessoa.

Quais são os principais sintomas que indicam a falta de proteção?
Os sintomas mais importantes são: olhos vermelhos, ardência, lacrimejamento e, às vezes, há secreção esbranquiçada.

Em que caso é preciso procurar um oftalmologista?
Sempre que houver problemas nos olhos, pense em procurar um oftalmologista. Muitos sintomas são parecidos e, se não forem medicados adequadamente, podem evoluir parada nos significativos à visão.

Olhos mais claros, precisam de maior proteção?
Sim. Os olhos claros precisam de maior proteção porque, por serem claros, permitem a entrada de maior luminosidade.

Depois dessa matéria, você nunca mais passará pelo verão sem proteger melhor sua visão. Para cuidar ainda mais dos seus olhos, a Clínica Galdino Campos conta com diversos convênios em oftalmologia. Confira:

 

 

Dr. Felipe Galdino
Oftalmologista
Av. Nossa Sra. de Copacabana, 492 – Copacabana
Tel: (21) 2548-9966