Hipertensão: uma doença silenciosa que precisa de atenção

By | É Bom Saber | No Comments

A hipertensão é uma doença que atinge milhares de brasileiros, sendo muitas vezes associada à hereditariedade – aproximadamente 90% dos casos, segundo o Ministério da Saúde. Entretanto, algumas práticas podem prevenir ou adiar o surgimento dos sintomas, que podem gerar sequelas em diversos órgãos, levando, inclusive, ao óbito.

Por ser uma doença silenciosa, é preciso reconhecer os possíveis e raros sinais que a disfunção possa gerar. Pensando nisso, preparamos algumas respostas para as principais dúvidas sobre hipertensão. Confira:

1- Quais são os principais sintomas?

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente durante crises em que a pressão ultrapassa demais os limites aceitáveis; dentre eles estão dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

2-Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito por meio da aferição regular da pressão, não havendo outro meio para verificar a presença da doença. O Ministério da Saúde orienta que pessoas acima de 20 anos meçam a pressão anualmente; pessoas com histórico familiar devem conferir a medição duas vezes ao ano.

3- Qualquer pessoa pode desenvolver hipertensão?

Sim, qualquer pessoa pode desenvolver hipertensão, mas alguns podem estar mais suscetíveis, como pessoas que possuem histórico familiar, fumantes, sedentários, obesos entre outros.

4- Como é feito o tratamento?

O tratamento da pressão alta visa controlar a doença e evitar crises que possam prejudicar o funcionamento correto de diversos órgãos. Após o diagnóstico, o cardiologista irá escolher qual é o medicamento ideal para o caso do paciente, sendo fundamental o acompanhamento do médico. Vale lembrar que o Sistema Único de Saúde oferece medicamentos gratuitamente em unidades de saúde e farmácias credenciadas no programa Farmácia Popular, bastando ter em mãos um documento de identificação com foto, o CPF e a receita médica dentro da validade de 120 dias após a consulta.

5- Como se pode prevenir a hipertensão?

Embora seja uma doença preferencialmente hereditária, alguns hábitos podem prevenir o desenvolvimento dela em indivíduos que não possuem predisposição genética, ou mesmo adiar o surgimento de crises naqueles que a possuem. Algumas práticas recomendadas são mudar hábitos alimentares, controlando o peso e o índice de massa corporal, evitar o sal de cozinha, preferindo outros tipos de tempero pobres em sódio, praticar regularmente atividades físicas, não fumar, controlar o consumo de álcool e controlar o diabetes.

FONTE: Hospital Israelita Albert Einstein.

Sarampo: sintomas, tratamento e prevenção

By | É Bom Saber | No Comments

Após ser declarado erradicado do brasil, o Sarampo voltou às manchetes dos jornais do país ao ser identificado como agente de uma epidemia que avança sobre a população, principalmente entre crianças. Alguns cientistas atribuem o retorno da doença aos movimentos anti vacinas que, além de desinformação, estimulam o retorno de patologias já eliminadas do Brasil. Para esclarecer alguns pontos sobre a doença, respondemos às principais dúvidas abaixo:

1- Quais são os principais sintomas?
A doença possui um grande espectro de sintomas, sendo alguns deles bastante característicos. Inicialmente, febre, tosse, olhos irritados, coriza e mal estar intenso atingem o paciente. Após estes sintomas, lesões dolorosas devem surgir na boca, acompanhando a evolução de manchas vermelhas que se espalham pelo corpo a partir do rosto. Com a evolução dos sintomas, a doença pode acometer o sistema nervoso central e levar à morte.

2- Como se dá a transmissão?
Sendo altamente contagioso, a transmissão do sarampo se dá de pessoa para pessoa, de forma bastante rápida. Secreções como fluidos nasais ou mesmo saliva são fortes meios de contaminação, assim como por meio de partículas contaminadas suspensas no ar. Por isso é especialmente perigoso para ambientes com aglomerações, como escolas e clínicas.

3- Como é feito o tratamento?
Infelizmente o sarampo não possui um tratamento específico, sendo respeitadas apenas algumas orientações da Organização Mundial da Saúde para ampliar as condições de resposta do paciente e aliviar os sintomas da doença. Por esses motivos, é fundamental prevenir a contaminação.

4- Como prevenir o sarampo?
A única forma de prevenção da doença é por meio da vacinação, que é dada já nos primeiros anos de vida, por meio da chamada tríplice viral, uma vacina que imuniza, simultaneamente, contra sarampo, rubéola e caxumba. As vacinas devem ser administradas com um e quatro anos. Em adultos que não foram vacinados, principalmente os pertencentes aos grupos de risco, devem se imunizar com a mesma vacina.

FONTES: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Ministério da Saúde